Casa Kate Daudyfacebooknicholas kirkwoodIsabela Blowcoworth parkLondon Eye

sábado, 30 de novembro de 2013

Comportamento: cartões de Natal, de aniversário, de agradecimento etc.

Dias atrás conversando com uma nova brasileira em Londres, Fernanda Zaffari, (jornalista @fzaffari) notei que ela suprendeu-se quando contei que aqui as crianças devem escrever, ou assinar (quando não sabem escrever) cartões de agradecimento para cada presente que ganham nos aniversários!


É uma mão de obra danada, mas uma oportunidade  para a crianças treinarem suas mãozinhas para a escrita e uma lição de boas maneiras. E, para mamães estrangeiras, uma lição de como se comportar na sociedade inglesa. Aqui todos são muito "polite" e "proper" (favor não confundir educação com simpatia...). Recebeu um presente? Escreva um cartão agradecendo, mostra educação e apreciação, troca de gentilezas. Dar um presente sem cartão? Nem pensar! Abrir presente na frente do convidado? Não! Escreva depois que gostou! Vocês já podem imaginar que por aqui as papelarias são lugares importantes… 

Existem cartões pessoais com o nome da pessoa ou casal, que podem servir para agradecimentos. Mas existem maneiras simpáticas e mais em conta também. 

Para as pessoas mais íntimas, adoro dar cartões que você inclui uma foto colada na capa. Os primeiros cartões que recebi assim foram de amigas alemãs e feitos com muito bom gosto. Vocês sabiam que Alemanha aprecia-se muito os presentes que foram feitos por quem os oferece: cartões, compotas, biscoitinhos de Natal, etc. ?

Em poucos passos vou mostrar para vocês como fazer cartões de Natal, agradecimento ou aniversário em casa:

O que você vai precisar:
  • papel com gramatura 150g ou mais (papel cartão, vergê, couchê, canson...)
  • fotos, podem ser de vocês com a pessoa que receberá o cartão, dos seus filhos para a família e amigos íntimos ou abstrata!
  • lápis (para marcar onde cortar)
  • borracha (para apagar as marcas feitas com o lápis)
  • tesoura 
  • estilete ou faca de ponta afiada
  • cola ou fita adesiva dupla face (para colar a foto no cartão)
  • régua de metal, de preferência (se você usar a de plástico cuidado para não corta-la...)



Como fazer:

1. escolher um cartão com envelope ou se não achar do tamanho adequado, faça você mesmo, só lembre de conseguir um envelope com tamanho cor e tipo de papel adequado.
Se o tamanho do papel permitir fica bonito deixar uma borda de mais ou menos 1/2 cm.

nota: para que o papel dobre certo ao meio, e só marcar no meio com o lápis e depois com um estilete ou ponta de faca afiada riscar de leve; fica fácil de dobrar e com aparência mais profissional.


2. cole a foto na capa com fita adesiva dupla face ou cola de bastão


3. pronto  agora e só escrever



Mais Idéias

Existem cartões por aqui que você pode encomendar com uma foto de seus filhos e fazer toda a sua diagramação online. Já fiz isto e vou mostrar nas fotos abaixo. Mas ainda acho tão mais pessoal e mais elegante aquele que nós mesmos fazemos com capricho!  

Alguns exemplos para inspiração:


Estes foram os cartões que fiz este ano para agradecer os presentes no aniversário do meu filho. Bem simples um lado uma foto que aparecem os meninos e no outro o agradecimento. Foi em cartão amarelo a pedido dele!



Por aqui os famílias enviam cartões de Boas Festas com fotos de seus filhos, para que a família e amigos distantes acompanhem o crescimento dos pequenos!







Olhem só que idéia bonita! Participação de nascimento; os pezinhos do bebê! Claro, tem que ser tinta a base de água! Cuidado!


Cartão agradecimento de presentes e de presença na festa de 1 aninho do meu filho! Fiz o layout em uma loja online que imprimiu o cartão.





Guardei este cartão porque achei todo lindo, os detalhes a caligrafia e o momento em que me foi oferecido! Olhem o detalhe da flor no canto superior esquerdo e o forro de papel de seda do envelope combinando! Muito chique!




Achei este cartão super interessante pois serve de porta retrato também; veja nas próximas fotos como fica legal! 




Aqui eu me aventurando e provando que é possível fazer em casa!


Quem se anima?  

Martha ; )


Nenhum comentário:

Postar um comentário