Casa Kate Daudyfacebooknicholas kirkwoodIsabela Blowcoworth parkLondon Eye

domingo, 20 de outubro de 2013

Le Pain Quotidien – O Pão de Cada Dia

Se você mora em Londres ou está de passagem pela cidade e dá aquela vontade ou saudade de comer pãozinho de padaria (eu morro de saudade), aqui vai a minha dica: em Londres você encontra a rede de padarias Le Pain Quotidien (em São Paulo você encontra na Vila Olímpia, Vila Madalena, Itaim, Cidade Jardim e também em Jundiaí).
 
Para quem ainda não conhece o café/padaria, a primeira foi fundada por Alain Coumont em 1990 em Bruxelas, Bélgica. Na época Alain era um jovem chefe de cozinha que estava muito desapontado com a qualidade do pão disponível em Bruxelas. Começou então a fazer seu próprio pão e abriu uma padaria. Comprou algumas estantes, prateleiras, armários e mesas bem grandes (comunais) em mercados de pulgas e lojas de móveis antigos, tudo rústico. Aos poucos, além dos pães, novos itens como saladas e tartines foram sendo adicionados ao cardápio.



Hoje Le Pain Quotidian possui mais de 185 lojas, próprias e franqueadas, em 17 países como o Reino Unido, Brasil, França, Alemanha, Índia, Espanha, Rússia, Japão e Estados Unidos, entre outros. As mesas comunais (feitas de madeira reciclável) e os armários antigos continuam a seguir o mesmo estilo dos originais comprados por Alain para a sua primeira loja. O pão também continua o mesmo, feito com farinha orgânica, amassado e moldado à mão e assado no forno de pedra.
 
 
Os armários da padaria são dispensas vintage, recheadas de produtos deliciosos feitos de ingredientes frescos e orgânicos, como geleias, mel, granola, patês, pastas de chocolate, tapenades de azeitona e muitas outras delicias...

 
 
 
 
Livros de Alain Coumont 
 
Quanto ao nome difícil de pronunciar, Le Pain Quotidien, eles mesmos dizem: não tenha vergonha e pratique! Se pronuncia luh paN koh-ti-dyaN.
 
Espero que tenha gostado da dica e um bom domingo para você!
 
Vanessa