Casa Kate Daudyfacebooknicholas kirkwoodIsabela Blowcoworth parkLondon Eye

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Receita Panqueca Holandesa, mais saudável!

Florentine Bierman é holandesa e design gráfica que depois de uma temporada em NY mudou-se para Londres. Depois de 2 anos sendo nossa vizinha mudou de casa e fomos visitá-la.

As maçãs foram adicionadas na mesa e não na massa, para facilitar a escolha das crianças!
Foto: Wolfgang Felix
Florentine no comando das panquecas!                                           Foto: Wolfgang Felix
Foto: Wolfgang Feli

Fomos recebidos com panquecas holandesas! Qual a diferença? Lá eles fazem uma mistura de farinhas (que já vem pronta) e a panqueca fica dourada, linda e mais nutritiva e saudável. O que acompanha? Maçãs fritas na manteiga com açúcar e canela, bacon defumado frito ou queijo. Por cima “stroop” um xarope doce holandês, mas você pode usar maple syrup (no Pão de Açúcar tem!), ou ainda simplesmente um pouco de açúcar de confeiteiro peneirada em cima da panqueca.

Ah! Importante estas panquecas são servidas na Holanda apenas no JANTAR! 

Segundo Florentine uma boa dona de casa holandesa é capaz de fazer as panquecas simultaneamente em duas frigideiras em fogo alto e fazer o “flip” (virar) sem espátula atirando-as para cima, sem deixar nenhuma cair! Mas você pode também fazer uma a uma empilhá-las em um prato e deixar no forno para continuarem quentinhas... 

Na hora de comer e só colocar a panqueca no prato e adicionar o acompanhamento de sua preferência, enrolar e cortar o rolinho em pedaços com garfo e faca. Florentine comentou que hoje em dia está permitido comer o rolinho com a mão e dispensar os talheres! Tempos modernos!

Foto: Wolfgang Felix
Receita para 20 panquecas finas (aprox. 22-24cm de diâmetro) 

• 250g de trigo sarraceno integral (caso não encontrar substitua por farinha de trigo integral) 
• 250g de farinha de trigo 
• 1 pitada de sal
• 2 ovos
• 800ml de leite 
• 1 fio de óleo vegetal (sem muito sabor...não usar azeite de oliva prefira de milho ou de girassol) 
• 40 g de manteiga para ir adicionando aos poucos na panela a medida que se faz as panquecas 

Acompanhamentos/Toppings 

Estes podem ser colocados já preparados diretamente na frigideira antes da massa para ou se preferir pode colocar todos os ingredientes na mesa e cada um escolhe os seus e fecha sua própria panqueca no seu prato. 

• 3 ou 4 fatias fininha de bacon defumado por panqueca
• fatias finas de 4 ou 5 maçãs com casca e sem sementes, fritas em uma frigideira com muita manteiga com sal e um pouco de canela para deixa-las macias e marronzinhas por fora 
• fatias finas de queijo amarelo, tipo Gouda - este não pode ser colocado diretamente na frigideira (continue lendo a receita para saber mais) 

Na mesa para colocar encima do rolinho de panqueca: 

Stroop ou maple syrup 
ou 
Açúcar de confeiteiro (ideal em um daqueles potinhos com uma telinha que o açúcar já sai peneirado)


Modo de fazer a massa: 

Misturar todos os ingredientes da massa, exceto a manteiga, em um mixer, liquidificador ou blender. Colocar o leite as poucos para evitar que a massa crie bolinhas. A mistura ficará bem fina, líquida. Use uma panela rasa (frigideira) grande e de preferência pesada, que não grude, tipo tefal, bem quente. Adicione uma pedacinho de manteiga e em seguida (para não queimar a manteiga!) 

 1) uma colher grande da massa ou duas (depende do tamanho da colher) de panqueca e gire a panela para a massa cobrir toda a circunferência da panela. 
OU 
2) Se você preferir que o topping seja adicionado na própria massa da panqueca: Coloque o ingrediente escolhido (bacon já frito ou as maças já cozinhadas na manteiga e canela) na panela antes da massa e logo a massa para envolver os toppings! Só o queijo que deve ir em cima da massa para não grudar na panela! Caso use o queijo não vire a panqueca pois o queijo ira grudar na panela! 

Só fazer o “flip” da panqueca quando a parte de cima estiver cozida e seca! A panqueca pode ser jogada para o alto quando ela começar a desgrudar do fundo da panela sozinha. Para saber basta chacoalhar a panela! 


Dicas úteis:

A primeira panqueca pode demorar mais e segundo Jamie Oliver, nem ele consegue que a primeira saia perfeita! Florentine garante que depois da primeira as próximas serão de 3 a 4 vezes mais rápidas que a primeira! Para adicionar um pouquinho mais de manteiga entre uma panqueca e outra tire a panela do fogo para evitar que a manteiga queime! 




Nao resistimos fazer a brincadeira do Batman Lego ritmo "catwalk"! Ao fundo o famoso "stroop" holandês.
Foto: Wolfgang Felix


Boa receita para o fim de semana!

Até mais,

Martha ; )